MGA – Monitoramento adquire novo equipamento

11.04.2011

O mês de abril marca um momento importante para a empresa MGA – Monitoramento e Gestão Ambiental Ltda. Depois de alguns meses de planejamento e preparação de material e treinamento da equipe, iniciaram-se os trabalhos de sondagem do tipo Hollow Stem Auger com equipamento próprio.

A aquisição desta sonda possibilita autonomia para a empresa neste segmento de investigação, agilizando sobremaneira a instalação de poços de monitoramento, instalação de poços de remediação, poços multiníveis e piezômetros (furos que servem para monitorar os níveis da água nos aqüíferos), facilitando o entendimento e interpretação dos perfis de sondagem e dos poços de monitoramento.

mat_novo presidente CETESB_clip_image002_0001

O equipamento adquirido é uma Sonda modelo Mach Geo 7.200, com capacidade nominal para realizar amostragens de sedimentos com até 50 metros de profundidade e performance de perfuração de até 1,5 metros por minuto. Usada na realização de sondagem para coleta de amostras de solo e instalação de poços de monitoramento de águas subterrâneas, a sonda utiliza a técnica de perfuração hollow stem auger (trado helicoidal oco), que opera simultaneamente como revestimento e permite que sejam coletadas amostras de solo através da haste oca.  Geralmente é montada sobre reboque, o que permite seu uso em espaços reduzidos. Esse tipo de equipamento permite a recuperação de testemunho integral do solo ou coleta de amostras em profundidades específicas, utilizando tecnologia Direct Push com amostrador bipartido.  Esta metodologia é largamente utilizada no diagnóstico de áreas contaminadas.

Pelo seu porte, a sonda foi montada sobre um caminhão modelo VW 8-150, com capacidade para 5 toneladas e possibilitou que a empresa aprimorasse a sua logística, com a locação de um galpão e escritório específicos para abrigar os equipamentos e também as equipes de sondagem Hollow Stem Auger, de trado manual e mecanizado, piston sampler e amostragens de baixa vazão com bomba de bexiga ou peristáltica.

A MGA – Monitoramento disponibiliza um folder eletrônico com os principais produtos relacionados ao segmento de investigação de subsuperfície e um vídeo com o funcionamento do equipamento. A empresa oferece também, o acompanhamento técnico de serviços de amostragem, perfuração e instalação de poços de monitoramento por técnico ambiental, tecnólogo ambiental e geólogo.

mat_novo presidente CETESB_clip_image002_0002

 

 

 

 

 

 
Foto: Divulgação MGA
Hollow Stem Auger em funcionamento

mat_novo presidente CETESB_clip_image002_0003

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação MGA
Técnicos utilizando o equipamento Hollow Stem Auger