Realizado em Outubro a 8ª SEAFIC (Semana de Estudos Agronômicos da Faculdade Cantareira), na Fazenda Experimental da Universidade, localizada em Mairiporã.
O projeto é realizado pelos alunos da graduação de Engenharia Agronômica e orientado pelo professores da faculdade. Os alunos do último ano do curso organizam os preparativos; este é dividido em três grupos de trabalho (comunicação, infra-estrutura e alimentação) e recebem o apoio dos estudantes dos outros anos.
Este ano o projeto contou com os seguintes temas: Frutas Exóticas, Shitake, Silvicultura, Zootecnia / Forragicultura, Aplicação de herbicidas, Monitoramento e Gestão Ambiental, Adequação Ambiental, Cultivo de tomate em ambiente protegido, Adubação Verde, Aproveitamento de resíduos, Manejo de irrigação, Produção de biodiesel e Plantas medicinais.
A MGA-Monitoramento participou pela primeira vez dos trabalhos de campo, com a montagem do stand apresentando a empresa e os segmentos desenvolvidos, como: Mineração e Resíduos, Áreas Contaminadas, Revegetação, Sondagem / Investigação Geral e Agronomia. No evento, além de levar os equipamentos para exposição, contou com a participação da equipe técnica.
O dia de campo foi visitado por produtores em geral, pessoas que procuram mais conhecimentos na área agronômica e contratação de empresas para consultoria e assessoria. Segundo o estudante e estagiário da MGA, Flávio Maximino, os preparativos são realizados de acordo com a sua necessidade, como por exemplo: exposição de uma grande cultura (milho, soja e feijão) tem que ser plantada de 03 a 04 meses antes do evento para que no dia esteja tudo organizado.
A MGA-Monitoramento está no mercado há pouco mais de dois anos, teve o espaço para apresentar e participar do evento, demonstrando o seu trabalho e o caminho do engenheiro agrônomo dentro da consultoria, com as atividades de caracterização de solo para emprego de corretivos, identificação e controle de pragas em culturas, identificação e controle de doenças culturais, identificação e controle de microorganismos, potabilidade de água para consumo humano, produção de mudas micropropagadas e consultoria na implantação de projetos de produção orgânica.