Serviços
As investigações ambientais em áreas urbanizadas e industriais requerem certos cuidados,principalmente no que se refere à proteção dos níveis mais profundos dos aquíferos.
O impedimento do transporte de contaminantes a partir de níveis rasos do aquífero, para níveis mais profundos, através de migração ao longo de furos de sondagem e poços de monitoramento “abertos”, deve ser considerado, em todos os projetos de investigação de aquíferos
contaminados.
Em investigações ambientais detalhadas, faz-se necessária a instalação de poços de monitoramento multiníveis, que tem por finalidade investigar a presença de contaminantes em níveis mais profundos dos aquíferos subterrâneos.
Ocorre que, caso não sejam adotadas medidas cautelares, existe a possibilidade da geração de contaminações cruzadas, através da migração vertical de contaminantes, e a interconexão hidráulica entre diferentes níveis de um aquífero, geradas no interior de um poço multinível.
Uma solução capaz de impedir essa situação é a adoção de revestimento e isolamento das partes rasas do aquífero, evidentemente contaminadas, anterior à instalação do poço de monitoramento multinível.
Algumas empresas adotam a utilização de double casing, para garantir a vedação do aquífero raso e impedir que contaminantes migrem verticalmente ao longo de uma sondagem.
O procedimento consiste em executar a perfuração com diâmetro maior e instalar tubulação de revestimento de 10”, 8”, 6” ou 4”, dependendo de cada caso, nos primeiros horizontes do aquífero. O espaço anular entre a parede da perfuração e a parede externa do revestimento é preenchida com calda de cimento e bentonita, injetada com bomba e tubulação auxiliar.
Após a cura do selo de cimento, é então executada a perfuração para a instalação do poço de monitoramento do nível de profundidade desejado, caracterizando assim o double casing.
Este procedimento deve ser adotado também para a instalação de poços de monitoramento em aquíferos fraturados.